o mistério da estrada de sintra
BIOGRAFIA:
EÇA DE QUEIROZ
José Maria Eça de Queiroz foi um importante romancista português do século XIX. Nasceu em 25 de novembro, de 1845, na cidade portuguesa de Póvoa de Varzim.
Aos 16 anos de idade, foi estudar Direito na cidade de Coimbra. Seus primeiros trabalhos como escritor apareceram no Jornal Gazeta de Portugal. Trabalhou como administrador municipal no município de Leiria. Trabalhou também como cônsul de Portugal na Inglaterra. Esta época foi uma das mais produtivas de sua carreira.
Foi discípulo do escritor francês Gustave Flaubert, de quem recebeu grande influência literária. Eça de Queiroz foi um dos pioneiros da literatura realista em Portugal. Abordou, em suas obras, diversos temas. Porém, podemos observar algumas características comuns em seus romances, como, por exemplo, abordagem de temas cotidianos, descrição de locais e comportamento de pessoas, pessimismo, ironia e humor. Eça de Queiroz morreu na cidade de Paris em 1900. Suas obras foram traduzidas em várias línguas. É considerado até os dias de hoje como sendo um dos principais representantes do realismo português.
RAMALHO ORTIGÃO
José Duarte Ramalho Ortigão nasceu a 24 de Outubro de 1836, no Porto. Viveu a sua infância numa quinta do Porto com a avó materna. Em Coimbra, frequentou brevemente o curso de Direito, começando a trabalhar como professor de francês no colégio da Lapa, no Porto, em que seu pai era diretor, onde ensinou, Eça de Queirós, Ricardo Jorge, entre outros.
Em 24 de Outubro de 1859 casou com D. Emília Isaura Vilaça de Araújo Vieira, de quem veio a ter três filhos: Vasco, Berta e Maria Feliciana. Morreu em 27 de Setembro de 1915, em Lisboa.
RESUMO DA OBRA
A obra “O mistério da Estrada de Sintra” conta a historia de dois amigos que são raptados na estrada de Sintra por três homens mascarados e levados ao encontro de um cadáver. Com isso, surgem vários