O Misterioso mundo que os mapas escondem
Curso Pedagogia
Disciplina: Metodologia do ensino da Geografia
Professor: Wallace
4º Período Noite
Alunas: Laura Durães Rezende Thatiane Damasceno Moura
Data:23/04/2014
O MISTERIOSO MUNDO QUE OS MAPAS ESCONDEM - Antônio Castro Castrogiovanni
O texto demonstra a importância da alfabetização cartográfica. Para haver uma real compreensão do mapa os alunos devem aprender a ler eles. Os mapas tem que fazer parte do cotidiano escolar. O professor deve instigar tal compreensão e refletir com os alunos, deverá haver uma interação com o objeto para que a criança possa interiorizar o que aprendeu.
Surge na criança a função simbólica por volta dos dois anos de idade. É essencial esta função na cartografia uma vez que se utilizam dos símbolos como representação gráfica. Este trabalho deve ser iniciado na pré-escola e ou séries iniciais, começando no espaço cotidiano da criança.
Por volta dos 12 anos de idade, no pensamento formal, as crianças já realizam tarefas operatórias como: atividades de codificação e decodificação, significante x significado, atividades de orientação, proporcionalidade, localização, dentre outras. Nesta fase o aluno já consegue ler mapas, pois ele já consegue ter as noções necessárias para esta leitura.
A cartografia é uma ciência, uma arte e uma técnica que trata da concepção, produção, utilização e estudo dos mapas. Ela é essencial para as pessoas atenderem às necessidades do seu cotidiano quanto para estudarem o ambiente em que vivem.
As noções relativas entre espaço e o tempo que se concretiza no problema da projeção e da escala são necessários no espaço geográfico que a cartografia propõe representar.
O maior desafio da cartografia hoje é transpor tudo que existe tridimensionalmente numa superfície curva para uma representação plana. Essa transferência só é possível de maneira imperfeita. Os cartógrafos utilizam de projeções cartográficas para tal