O minerio pode ser encontrado na natureza misturado com outros elementos
Inicialmente o minério passa por um triturador e depois por um moinho, saindo entre pedaços que variam entre 0,05 à 0,5 milimetros, depois passa por um processo chamado de flotação ou concentração, em que o minério moído vai para um tanque cheio de agua com produtos químicos, as partículas que não possuem cobre formam um lodo chamado ganga e vão para o fundo do tanque, como o minério sulfetado não se mistura com a agua, ele flutua formando uma espuma concentrada na superfície do tanque. Depois essa espuma é decantada e filtrada, obtendo assim um concentrado entre 15 à 30% de cobre.
O concentrado é levado junto com os outro fundentes para um forno chamado revérbero, onde a maioria do enxofre e das outras impurezas do cobre é retirada, o material retirado depois desse processo possui entre 35 e 55% de concentração de cobre, esse material também pode ser chamado de mate.
O mate é levado para o conversor onde acontece a oxidação, assim o enxofre e o ferro são eliminados e se obtém o cobre blister, ele gera impurezas entre 98 e 99,5% e está pronto para ser refinado. A refinação pode ser de dois tipos, a térmica ou a eletrolítica. Na térmica o blister é fundido o que faz com que elimine mais impurezas, ele alcança 99% de pureza, e está pronto para o uso comercial na forma de chapas, tubos, fios, entre outros formas. Já a refinação eletrolítica, é feita por eletrolise, saindo com 99,99% de pureza, chamado de cobre eletrolítico muito utilizado na indústria eletro – eletrônica.