O milagre econômico e o ii pnd
O milagre econômico e o II PND
Tatiana Bernardes Santana
3° Semestre de Administração
Prof Daltro Oliveira de Carvalho
O milagre econômico e o II PND
Milagre econômico (1968-73)
Período do “Milagre” Econômico - 1967-73 1968: começa com a implantação de uma política monetária mais expansionista, para atender o objetivo de crescimento e desenvolvimento econômico.
A natureza do “milagre” econômico: está nas reformas econômicas implementadas pelo PAEG, que prepararam a economia para a rota de crescimento. O sistema financeiro nacional resultante da reforma financeira cria os mecanismos que irão financiar o crescimento vivido no período. Incentivando as atividades direcionadas para o mercado externo.
A indústria de construção civil também cresce, impulsionada pela criação do BNH (banco nacional de habitação) e do SFH (sistema financeiro de habitação), atendendo à demanda para as obras de infra-estrutura do Estado e para a construção de moradias ligada ao sistema nacional de habitação. As políticas governamentais do “milagre”: foram medidas específicas.
A agricultura recebeu crédito subsidiado, permitindo crescente mecanização e modernização da atividade agrícola. Isto atendia à industrialização que se processava no país, dadas as bases implementadas já no Plano de Metas, à medida que crescia a demanda interna, intensificando as relações entre indústria e agricultura, beneficiando o setor automobilístico. A indústria cresce podendo se utilizar da capacidade ociosa herdada dos períodos em que a economia havia se encontrado recessiva. A capacidade produtiva utilizada em 1967 era de 76%, crescendo para 93% em