O Milagre Economico Chinês
Podemos analisar que este crescimento está associado ao impressionante desenvolvimento de sua indústria e de seu rápido processo de modernização, ou seja, passagem do mundo rural para a urbanização.
A China também mantem a mesma linha ideológica, a manutenção do Partido Comunista Chinês onde não precisa de opiniões de terceiros para decidir aonde serão feitos os investimentos nas áreas como saúdes, educação, moradia, e etc.
As principais características do plano chinês envolvem os produtores rurais, ele deveriam se comprometer em produzir produtos como: algodão, soja, trigo, leite, carne, hortifrutigranjeiros e aves triplicando a quantidade de produção.
No setor industrial foram criadas zonas econômicas especiais que facilitavam o escoamento de mercadorias através do Oceano Indico. O Governo investiu em infraestrutura como: portos, rodovias e aeroportos. E concedeu isenção fiscal em alguns casos. Havia uma grande vantagem competitiva, a grande mão de obra barata que atualmente chega a 1,5 bilhões de habitantes.
Podemos avaliar que com todo esse investimento feito pelo governo para sustentação da industrialização foi feito sem contrair divida externa. E impões condições para as multinacionais ao se associar com empresas estatais para absorção de novas tecnologias. Outra condição é que toda produção fosse direcionada a Exportação, o Governo da todas as condições para que seu povo possa produzir, e promove a abertura de suas fronteiras ao mundo capitalista.
Através dessas informações pode-se enxergar a China como a 3° maior economia do planeta, 2° maior exportador do mundo, e 3° maior importador. Esses números são consideráveis com relação a outros países.
A adoção do sistema de controle de natalidade é feita a partir da política do filho único, onde um casal só pode ter um filho. Com isso as autoridades visam controlar o número de habitantes da China.
Os avanços sociais contribuíram para melhoria da vida da população,