o milagre de Anne Sulivan
O filme O milagre de Anne Sullivan de Arthur Penn com Anne Bancroft, passa a mensagem da dificuldade da comunicação da família de uma menina cega e surda. Deixando-nos claro que a deficiência da criança acaba sendo uma válvula de escape para compaixão dos pais.
Devido à dificuldade que a família tem para se comunicar com a criança, todos (menos o irmão), deixam-na fazer tudo que tem vontade e acabam não impondo limites ou regras para qualquer comportamento da menina. Mas graças a essa necessidade de comunicação após muita insistência da mãe, o pai permite que uma professora recém formada e que sabia exatamente o que era ser cega, pois havia acabado de operar sua visão para voltar a enxergar, fosse até sua casa para ensinar bons modos e tentar se comunicar com a criança.
É aí que podemos observar a importância da comunicação em sinais, pois foi assim que a professora conseguiu, aos poucos e com muita dificuldade ensinar como pedir algo, como se expressar através de gestos simples, que, apesar da simplicidade, fazia com que cada momento de aprendizado se transformasse na possibilidade de enxergar e ouvir. No entanto, para que todo esse processo de reeducação obtivesse sucesso, foi preciso que a menina dependesse totalmente da professora para que houvesse uma nova maneira de comunicação, sendo esse um processo doloroso para ambas.
Nesse caso, o filme deixa claro que mesmo com suas deficiências, as pessoas não perdem a capacidade de pensar e principalmente de sentir, algumas precisam apenas aprender como se expressar através de suas dificuldades, e as vezes só precisam mesmo é de uma pessoa que consiga enxergar tudo isso.
Najle Rosa Oliveira Martins 6º A PEM Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS Faculdade UNIESP