O mercador de Veneza
1) Relacione o tema do filme à disciplina Direito Empresarial. Concentre seus comentários nas fases do Direito Comercial. A qual fase o filme se refere? O papel do Cônsul; a influência da Igreja; entre outros. A história central realizou-se na cidade de Veneza, na Itália, em meados do século XVI, dentro de um contexto histórico onde as atividades econômicas e comerciais passavam por uma significativa ascensão. Na época vigorava a primeira fase do Direito Comercial/Empresarial, marcada pela existência de agrupamentos de comerciantes atrás das chamadas corporações de ofício, onde o direito era tratado de forma classista e subjetiva e era regido por regras criadas por estes comerciantes e para estes comerciantes. Havia também a figura do Direito Canônico quando falou-se na aplicação da lei perante a justiça divina.
2) Analise o filme sob o aspecto social: imposição de leis e princípios aos estrangeiros e a discriminação do povo Judeu no mundo Renascentista.
Durante o renascimento europeu, o judaísmo era uma presença significativa no interior da sociedade cristã, porém, as relações sociais que pautavam cristãos e judeus eram marcadas pela hostilidade e segregação. O filme “O mercador de Veneza” traduz de forma bem precisa a problemática em torno dos judeus e das profissões por eles desempenhadas, ligadas principalmente ao mundo das finanças, bem como a imposição forte de leis e princípios aos estrangeiros. Havia também uma intensa discriminação do povo judeu pelos cristãos, judeus esses que habitavam na periferia e eram distinguidos por usarem um bojo vermelho na cabeça, o que propiciava e facilitava sua identificação nas ações discriminatórias.
3) Faça uma análise crítica em face da teoria (atual) dos contratos no que tange a relação