O mercado e a gestão de pessoas na atualidade
O objetivo deste trabalho é abordar sobre a importância das disciplinas tais como Teorias da Administração, Relações Interpessoais, Tecnologia e Desenvolvimento Humano e Análise Econômica e Social para a formação do Gestor de Recursos Humanos em suas tomadas de decisões. Pois nos dias de hoje é fundamental para uma organização ter uma boa administração, na qual o gestor deve ter uma boa visão do mercado, ser um bom comunicador e saber exercer habilidades de comunicação sobre as pessoas, buscando a convivência de forma harmônica e construtiva entre interesses conflitantes na organização. Disseminando as informações e exercitando o conhecimento o qual deve ser sempre renovado. Portanto a gestão de pessoas é a utilização de ferramentas como competência, envolvimento, liderança, motivação, participação para o sucesso do empreendimento.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Para compreendermos a moderna administração e as organizações, é fundamental o conhecimento do que ocorreu no passado. As teorias administrativas têm pouco mais de 100 anos e alguns atores dizem que passamos por três eras: A Era Industrial Clássica ; A Era Industrial Neoclássica e Era da Informação.
2.1.1 Principais Teorias e seus conceitos
A Teoria geral da Administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a teoria dos sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis – tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia – provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando