O mercado nacional de gases naturais
1 Tipos de competição e a Teoria de Estratégia
O conceito de competição ainda é bastante diverso dentro da microeconomia, já que diferentes escolas usam estes conceitos de formas substancialmente diferentes e por caminhos independentes (Barney, 1986). Três grandes escolas de pesquisa em microeconomia são as mais influentes na pesquisa de estratégia. São elas:
Industrial Organization Economics (Bain, 1956; Mason, 1939)
Chamberlinian Economics (Chamberlin, 1933)
Schumpeterian Economics (Schumpeter, 1934, 1950; Nelson & Winter, 1982) Provavelmente o conceito de competição apresentado pela Economia de Organizações Industriais (Industria Organization - IO) foi o mais incorporado ao estudo de estratégia. Isso aconteceu devido ao extenso e reconhecido trabalho de Michael Porter; que é baseado nos conceitos de IO.
1.1.2 Competição segundo o paradigma de Organizações Industriais (IO Competition)
O conceito básico de IO é que o retorno das firmas é determinado pela estrutura da indústria na qual a firma está inserida. Os principais atributos da estrutura de uma indústria são: A existência e o valor das Barreiras de Entrada (Bain, 1956); O número e o tamanho relativo das firmas (Porter, 1980); A existência e nível de diferenciação entre os produtos comercializados (Porter, 1980); A elasticidade total da demanda (Porter, 1980). De acordo com Porter (1980), as firmas procurando obter altos retornos nos seus investimentos estratégicos, deveriam focar na criação e/ou modificação de características estruturais das suas indústrias para favorecer altos retornos. Para isso, estas firmas deveriam criar altas barreiras de entrada; deveriam reduzir o número de firmas na sua indústria; deveriam aumentar a diferenciação de produtos ou reduzir a elasticidade da demanda (Porter 1980). Hill & Deeds (1996) acreditam que a natureza da competição é determinada pela heterogeinidade das firmas, por