O mercado de trabalho para o profissional contábil
CIÊNCIAS CONTÁBEIS EAD
MÁRCIO DIÊGO DE OLIVEIRA CARVALHO
ATIVIDADE VIRTUAL 01: PESQUISA E PRÁTICA
INTERDISCIPLINAR III
Salvador
2013
O mercado de trabalho para o profissional contábil
A região metropolitana de Salvador (RMS) é a região mais populosa do
Nordeste. Concentra quase a metade do PIB estadual. Segundo dados do IBGE em
2010 a RMS possuía o oitavo maior produto interno bruto do país. A economia é alavancada pelas atividades do Polo Petroquímico de Camaçari, o Centro Industrial de Aratu e o turismo e comércio da região. No site da JUCEB/Bahia é possível consultar que em 2012 foram abertas 12.363 novas empresas, isso gera inúmeras novas oportunidades para os profissionais contábeis haja vista a necessidade destas em contar com os serviços dos profissionais contábeis.
Atualmente há cerca de 500 mil profissionais da área de contabilidade
(bacharéis e técnicos) no país, na Bahia segundo dados do Conselho Federal de
Contabilidade existem aproximadamente 21 mil profissionais, o percentual de empregabilidade é altíssimo. O mercado para o profissional contábil é muito vasto, ele pode atuar em diversos nichos, tais como: trabalhar em empresas como contador geral, controller e etc; participar de concursos públicos para auditor fiscal, contador público e etc; como autônomo na área de perícia contábil, consultor, profissional liberal e etc; e também seguir a carreira acadêmica, seja na área de pesquisa, palestrante ou professor.
Existem diversas discursões quanto à distinção entre técnicos e bacharéis e a possibilidade ao longo do tempo da extinção do profissional técnico. O bacharel tem uma formação baseada em três eixos fundamentais: formação humana, específica e geral. O contador está habilitado a atuar na elaboração de relatórios contábeis, realização de perícias, análises econômico-financeiras e auditorias, pode atuar no planejamento tributário e financeiro, pode elaborar demonstrações contábeis,