O mercado de trabalho nos dias de hoje, para o profissional formado em ciências contábeis.
Atualmente o mercado de trabalho é um tanto quanto competitivo por envolver questões relacionadas à concorrência, a competência, a qualificação profissional. A literatura especializada argumenta que os profissionais a cada dia se vêem diante das dificuldades enfrentadas pelo mercado de trabalho. O mercado de trabalho é promissor para aqueles que pretendem exercer suas atividades profissionais na área contábil, e a qualificação ética profissional e continuada é requisito indispensável para o ingresso e permanência do profissional no mercado de trabalho.
A ciência contábil é uma área de estudo que vem ganhando cada vem mais espaço nas organizações e despertando interesse por parte de investidores, credores, acionistas e tantos outros que necessitam e utilizam à informação contábil.
Devido esta expansão e crescente necessidade das informações contábeis, surge também a necessidade de profissionais mais capacitados para exercer sua profissão e atender as exigências do mercado de trabalho.
Os formandos do curso de ciências contábeis após a conclusão do curso e inscrição no órgão da classe competente, podem assumir a função de contador em diversas áreas, seja na empresa, seja como autônomo, no ensino ou órgão público.
Uma das oportunidades que está surgindo para os profissionais da área contábil é o chamado terceiro setor (ONG’s, Associações culturais e outras) das quais os Bancos para liberar recursos, estão exigindo que sejam feitas auditorias.
O profissional contábil é muito importante, pois por obrigação toda empresa deve ter um contador que é o responsável técnico frente aos órgãos governamentais. Portanto, todas às pessoas jurídicas por força de lei, devem fazer parte do campo de atuação da contabilidade, além delas as pessoas físicas que possuem um grande patrimônio normalmente costumam contratar um contabilista para controlar e cuidar dos seus bens.
Na atuação