O Mercado Brasileiro De Bebidas
Vale ressaltar também a proximidade das indústrias de alimentos e bebidas, considerando sua importância na nutrição humana. Por isso, compartilham diversas características comuns em ambas.
A forte competitividade mediante atributos como qualidade e alguns fatores subjetivos relacionados às preferências e ao gosto dos consumidores aumentam ainda mais as barreiras de novos concorrentes neste setor, pois as marcas precisam investir em propaganda e com o desenvolvimento de uma rede de distribuição eficaz, obrigando, desta maneira, as empresas a operarem com reduzidas margens. Por este motivo, o crescimento de novos entrantes é considerável lento, em vista das marcas que já são posicionadas no mercado, independente do segmento de atuação.
Outro fator prejudicial à entrada de novos concorrentes competindo em âmbito nacional é o complexo processo de produção, logística e distribuição dos produtos. Para que esse processo seja otimizado, é necessário que as empresas desenvolvam suas bases de produção próximas do mercado consumidor, e por isso, são obrigadas a atuarem regionalmente, em pequenas redes, conquistando gradativamente as parcelas de mercado próximas da sua localização, especialmente, atendendo diretamente seus consumidores, ou através de parcerias com bares, restaurantes e