o menino selvagem
Ficha Técnica:
Direção: Françoi Truffaut
Género: Drama
Ano de Realização: 1970
País de origem: França
Duração: 100 minutos
Caracterização das personagens
Personagens principais: O médico , o Vitor e a governanta .
Personagens Secundárias: Os amigos do médico, as crianças da escola dos deficientes ..
Enredo/acção : o que descreve, (4 acontecimentos/factos mais relevantes):
O primeiro facto que eu achei mais relevante foi o facto de existir um “menino selvagem” que vivia na floresta e não tinha contato com nenhum ser humano. Devido a essa falta de convivência com o homem, esse menino não desenvolveu a fala, não andava ereto e só reconhecia o som das nozes caindo no chão, porém desenvolveu muito o olfato.
Um dia o menino foi capturado por algumas pessoas e foi mandado para uma Instituição que abrigava e cuidava de deficientes. Fizeram uma avaliação para descobrir qual era a deficiência do menino chegando assim a várias teses. Diziam que o menino ouvia, mas ele não escutava, pois escutar é o aspecto afetivo, cultural, emocional da audição, é dar tempo para interpretar aquilo que está a ser ouvido e ouvir é um ato mecânico. Chegaram a falar que ele era menos que um animal, não iria aprender nada até que um médico Dr. Jean Itard decide cuidar dele e ensinar-lhe algumas coisas.
O dr. Consegui-o a guarda da criança , pois queria treiná-lo para ser um humano de verdade e estudar a sua inteligência, pois esteve muito tempo sem contacto do ser humano. Ao longo dos seus estudo com Vitor , o dotor vê que ao longo do tempo as suas capacidades fisiológicas estão a evoluir.
Victor até inventou um suporte para giz um grande avanço na concepção do médico. Victor um dia resolve fugir e passa um dia na floresta, mas ele já não consegue sobreviver na floresta , pois acabou por perder as habilidades que tinha. O médico pensa que não o voltaria a ver mais, mas , ele volta.