O menino garapiúna
377 palavras
2 páginas
O MENINO GRAPIÚNATrabalho exigido pela,
Disciplina de Língua Portuguesa,
Ministrada pela professora Maria Quelis de Brito.
Henrique Souza de Oliveira.
2º “A”.
Parecis/RO, 24 de setembro de 2014.
O menino Grapiúna é uma biografia de Jorge Amado, relatando os acontecimentos de sua infância no Sul do Nordeste, carinhosamente lembrada por que quem á ama Bahia.
Autor: Jorge Amado.Gênero: Memórias.Editora: Companhia das Letras (2ª Edição) Record (1ª Edição) Local/Ano: Rio de Janeiro 1981 (1ª Edição) 2010 (2ª Edição) Narração: 1ª pessoa (Jorge Amado).Personagem Principal: Jorge Amado.Personagens secundários e outros: Seus Pais, Álvaro Amado, José Nique, padre Cabral, Argemiro jagunços, coronéis, malandros e prostitutas.Espaço: Sul da Bahia.Tempo: 1913.
O MENINO GRAPIÚNA O livro conta a infância de Jorge Amado, ele testemunhou o nascimento de cidades como Pirangi, hoje a cidade de Itajuípe, as guerras pela posse da terra da sua família, o florescimento de uma cultura e de uma mitologia. No mundo simples e conturbado, de muita vitalidade e quase sem lei, forma, a sensibilidade e os valores do futuro escritor. Era levado por seu tio Álvaro Amado às mesas de jogatina e aos bordéis assim ele conheceu os coronéis e o aventureiro José Nique que manobravam os baralhos do pôquer com a segurança que manejava os revolveres, e assim aprendia as regras do pôquer, adivinhando o jogo de cada parceiro. Aprendeu a ler antes de ir à escola, lendo o jornal A Tarde quando morou em Pontal, e dos seus primeiros livros indicados pelo padre Cabral. Jorge Amado também adquiriu nesses primeiros anos seu inquebrantável amor pela liberdade, sobretudo quando se viu privado dela, ao ser enviado a um internato jesuíta.
6927852188845 Jorge Leal Amado de Faria nasceu em Itabuna em 10 de agosto de 1912. Foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos, Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira. Escreveu 49 livros,