o menino do pijama listrado
*O menino do pijama listrado, John Boyne , Augusto Pacheco Calil , cia das letras, 2007
*John Boyne é um romancista (escreve romances) irlandês. Nasceu no dia 30 de abril de 1971, ou seja, atualmente tem 40 anos, em Dublin na Irlanda, onde mora até hoje. Estudou a literatura inglesa na faculdade de Trinity, uma das mais renomadas na Irlanda e redção criativa (ou literatura criativa) na Universidade do leste da Anglia, uma Universidade pública localizada em Norwich, uma cidade da Inglaterra . Já publicou mais de 70 short stories (contos) e 9 romances:
Em 2000, “The thief of time”;
Em 2001, “The Congress of Rough Riders”;
Em 2004, “Crippen”;
Em 2006 “Next of Kin”;
Em 2008, “Mutiny on the Bounty”, cuja versão brasileira é “O garoto no Convés”, que, como em “ O menino do pajama listrado” conta sob a visão de um menino, algo que realmente aconteceu e “The second child”;
Em 2009, “The house of special purpose”, “Palácio de inverno” é a versão brasileira e “The dare”, “O desafio”;
Em 2010, “Noah Barleywater Runs Away”, cuja versão brasileira é “Noah foge de casa”;
E em 2011, “The absolutist”, “O absolutista”, seu último romance que foi serializado (tornou-se também um seriado) pela BBC.
“O menino do pijama listrado” é sua obra mais famosa e foi publicada em 2006. Traduzido para mais de 38 idiomas, vendeu mais de 5 milhões de cópias.
* Resumo
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer.