O menino do Pijama Listrado
A história narrada, se passa no tempo do nazismo em 1919, na cidade de Berlim na Alemanha.
Naquela época, aconteceu o Holocausto, que foi uma prática de perseguição política, étnica, religiosa e sexual estabelecida durante os anos de governo nazista de Adolf Hitler. Os povos que foram perseguidos pelos nazistas eram os ciganos e principalmente os judeus. Com isso, Hitler passou a perseguir e forçar o isolamento em guetos do povo judeu da Alemanha.
O nazismo foi uma idéologia política que se desenvolveu na Alemanha depois da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A Alemanha, que tinha perdido a guerra, sofreu inúmeras dificuldades econômicas. Muitos alemães culpavam o governo por causa dessa situção, e começaram a querer mudanças.
Umas das coisas que acontece no filme é a violação dos direitos humanos, pois os judeus não tinham direito de liberdade, segurança, eram escravizados, eram castigados cruelmente e não eram reconhecidos como humanos perante a lei.
O filme mostra, que independente de cor, raça, religião e etc, todos somos iguais mesmo sendo pobres ou ricos, mostra também que devemos ajudar as pessoas e conhece-las antes de serem julgadas.
Mesmo os meninos sendo inimigos, eles deixaram as diferenças de lado e continuaram sua amizade, mesmo sabendo que eram inimigos e com tudo oque acontecia naquele momento.
A impressão de Bruno, foi de que o professor só ensinava a história dos nazistas que estava acontecendo naquela época, Bruno se sentia confuso, pois seu melhor amigo era judeu e seu professor ensinava a forma de como os judeus eram ruins e faziam mal para as pessoas.
A última cena do filme e muito forte, pois mesmo com todas as diferenças os meninos não desistiram de sua amizade, Bruno não deixou de ajudar Shmuel a procurar seu pai, mesmo sabendo que o campo era perigoso eles não desistiram, e isso é oque é mais marcante no filme e ensina que não devemos julgar as pessoas sem menos conhece-las e que ajuda-las é o melhor