O melhor de Peter Druker - Cap 1 o homem
Capitulo 1
Prever como será o próprio mundo pos capitalista, no entanto, ainda é arriscado.
Quais novas questões que surgirão e onde residirão as novas grandes questões, podemos, acredito eu, identificar com certo grau de probabilidade. Em muitas áreas podemos ainda descrever o que não irá funcionar. As respostas à maioria das questões ainda estão recolhidas no ventre do futuro. De uma coisa podemos estar certos: o mundo que emergirá da atual reorganização de valores, crenças, estruturas sociais e econômicas, de conceitos e sistemas políticos, e de visões do mundo será diferente de qualquer coisas que se possa imaginar hoje. É praticamente certo que a nova sociedade será tanto não-socialista quanto pós capitalista e é certo também que seu recurso básico será o conhecimento o que também significa que ela terá de ser um sociedade de organizações.
Tanto no Ocidente como no Oriente, o conhecimento sempre foi aplicado ao SER e quase da noite para o dia passou a ser aplicado no FAZER, tornando-se um recurso e uma utilidade passando de algo bem privado para público.
O conhecimento por um século, foi aplicado a ferramentas, processos e produtos levando a REVOLUÇÃO INDUSTRIAL que por volta de 1880 ao final da segunda guerra mundial, o conhecimento em se novo significado passou as ser aplicado ao trabalho desencadeando a REVOLUÇÃO DA PRODUTIVIDADE convertendo o proletariado em uma burguesia de classe média com renda de classe quase alta. E em sua ultima fase, o conhecimento está SI ou seja, a REVOLUÇÃO DA
ADMINISTRAÇÃO onde o conhecimento está se tornando rapidamente o único fator de produção, deixando de lado tanto o capital quanto a mão de obra e tornando-se presunçosamente uma sociedade de conhecimento.
Depois de 1700, a tecnologia foi inventada onde combina techne (o mistério de uma arte) com logia, o conhecimento intencional, organizado e sistemático) onde, o grande documento dessa