O meio ambiente
Numa sociedade de tomada competitiva pelos valores que erigiu como dogmas, o consumo é verdadeiro ópoio, cujos templos modernos são os shoppings-centers e os supermercados, aliás construídos à feição das catedrais. O poder do consumo é contagiante, e sua capacidade de alienação é tão forte que sua exclusão atribui às pessoas a condição de alienados. (SANTOS, 1993, p.35)
O homem usa a natureza como se fosse uma fonte inesgotável de recursos, praticando um modelo não sustentável e, como consequência, ocorrem desmatamentos, queimadas, escassez de água para consumo humano, erosão, poluição e diversos fenômenos climáticos, além da perda de biodiversidade e exclusão social, causando danos às diversas formas de vida no planeta. (REGO, 2004, p. 1-3).
Ações para proteção e preservação do meio ambiente são de fundamental importância para garantia de uma melhor qualidade de vida. Infelizmente, as agressões ao meio ambiente são ainda muito frequentes, surgindo assim diversas ações que aumentam os impactos. Acredita-se que a falta de informação, conscientização e, principalmente, a falta da educação ambiental são fatores decisivos na degradação do meio ambiente.
Nesse sentido, Lanna e Trindade (2008) consideram fundamental que seja estabelecidos programas, num conjunto articulado de atividades, orientados para identificar, disseminar e