O medo
O medo para a religião:
O MEDO É ALGO VIVENTE; é um espírito.
O medo é um parasita que rouba a vitalidade da vida normal. Não é só uma fraqueza humana: é uma influência real e poderosa.
O medo é um elemento destruidor. Ele ataca a personalidade inteira: corpo, alma e espírito. O medo é uma parte da conspiração do diabo para "roubar, matar e destruir." João 10:10.
O medo vem do inferno e é uma das armas mais eficientes do diabo.
O que é o medo?
Miguel de Cervantes em Don Quixote diz que: "Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer com que as coisas não pareçam o que são."
”O medo é um sentimento de inquietação que podem ser sentimentos reais ou de nossa mente.” (Dicionário Aurélio)
Ex: Um homem com uma arma apontada para você ou um possível ataque alienígena.
O medo é um sentimento NORMAL de todo SER HUMANO, todos temos medo ou tivemos em algum momento da vida, quem o nega não faz mais do que descobrir seu medo disfarçado.
O medo é uma forma de insegurança, e um temor diante do desconhecido.
Quanto mais quieto uma pessoa fica por causa do medo, mais fraco se torna. Todos tem que ter paciência consigo e respeitar o medo do próximo.
O medo e as duvidas NATURAIS ou PATOLÓGICAS.
O medo se torna um PROBLEMA é quando ele é exagerado e vem associado a outros fatores como insegurança, baixa auto-estima e depressão. É nesse estágio que o medo deixa de ser um sentimento primário (como o amor e a raiva), para tornar-se algo mais complexo que necessita de cuidados. Portanto o excesso de medo é mais do que um defeito é uma ENFERMIDADE.
Quando sentimos medo PARALIZAMOS, o coração dispara, o nosso corpo treme, as mãos ficam suadas e a nossa respiração fica ofegante. Não temos o controle do corpo. Não se faz nada, temem os que fazem alguma coisa pois geralmente as suas ações trazem APARENTEMENTE mais complicações.
O medo abre caminho para o valor
O medo abre caminho para o valor quando o encaramos como uma