O massacre da Natureza
O massacre da natureza
Introdução
O libro “O massacre da natureza” vai nos apresentar de forma mais ampla e realista os grandes e inúmeros casos de ações contra a natureza, inclusive encontraremos estatísticas de como as consequências de nossas ações vem prejudicando a nós enquanto seres humanos e ao próprio meio em que vivemos. Além, é claro, de mostrar as raízes do problema (a agressão à natureza).
1. Pensar a ecologia repensando a sociedade
Ecologia, uma questão global
O que é ecologia? Para que serve? Precisamos levar a sério o que um ecologista fala?
Nesse tópico o autor introduz questões como estas. E ao falar sobre a ecologia deixa claro que o homem não entendeu a importância um ecologista. São eles quem vão nos apresentar o que é e as soluções para nossos problemas com o meio ambiente.
A partir dessa apresentação é possível notar e entender que a agressão ao ambiente é um problema ecológico resultante de opções políticas e econômicas.
Um conflito entre o ser e o ter
O homem tem uma natureza riquíssima em diversidade e também, é claro, em uma beleza imprescritível. Mas, será que o homem sabe reconhecer e dá o merecido valor a esta beleza? Não;
É um costume da sociedade em si, de valorizar a apenas o que lhe pertence, ou seja, é necessário ele – o ser humano – sentir a sensação de pertencimento para que valorize, cuide e ache belo determinada coisa, para exemplificar isso o autor cita uma rosa: é preciso matá-la, tirar seus espinhos e recebe-la de alguém para ser reconhecida a sua beleza.
Nesse contexto, o autor do livro tenta fazer uma ligação deste problema com o fator principal: o descaso pela natureza, buscando as raízes do problema que acarreta o destruimento do planeta.
Por que não acreditar na verdade?
“Porque o homem não muda essa situação?”
A verdade está exposta aos olhos do mundo inteiro, todos podem