O Marketing Público e a Evolução Da Comunicação
É destinado aos órgãos governamentais (executivo, legislativo e judiciário), partidos políticos, permissionários de serviços públicos, autarquias, instituições sem fins lucrativos, entre outras empresas que influenciam diretamente na prestação de serviço ao cidadão tendo como objetivo o fim público.
Para o desenvolvimento de um Plano de Marketing Público, é necessário um processo sistemático, que se inicia com a identificação das necessidades dos cidadãos (Levantamento de Dados), a análise da situação atual e do ambiente, em seguida o estabelecimento de objetivos e de metas de marketing (Projeto de Ação), define o melhor conceito para imagem da cidade, instituição e de seus gestores e determina o posicionamento desejado através da interdiscursividade, semiótica e estratégia de comunicação inteligente.
A implementação do Plano de Marketing Público, aproveita as oportunidades para atender as necessidades dos cidadãos de forma a contribuir, não somente para o bem social, mas também para o bem econômico, através de ofertas de serviços de qualidade, obtendo aumento do interesse e da satisfação da população, resultando na aceitação voluntária.
A definição de marketing público não está relacionada ao marketing político protagonizado pelos partidos em época de eleição e que tem como objetivo angariar votos. Estamos falando de metodologias que podem ser desenvolvidas para facilitar a comunicação com a população no ambiente governamental, com o objetivo de que as políticas públicas sejam acolhidas e