o marketing no futebol
A concorrência acirrada aumenta na disputa pelo mercado consumidor do país, e, as empresas buscam novas ferramentas de marketing para atrair e chamar a atenção do consumidor.
O marketing de patrocínio é uma ferramenta poderosa nesse sentido, porque o patrocinador (empresa) investe na mídia de massa e aposta no esporte como um caminho para consolidar sua marca.
O esporte tem grande influência na vida das pessoas. O Esporte de alta performance, também conhecido como esporte profissional de alto rendimento, sempre necessitou do patrocínio ou outras formas de investimento para sobreviver. Atualmente, a figura de grandes empresas é comumente encontrada em equipes, eventos e grandes campeonatos (KEARNEY, 2003).
A utilização do marketing esportivo como ferramenta para as empresas causa um impacto favorável diante do público em geral, tendo em vista que a prática de esporte transmite a quem participa, quer assistindo, jogando, a sensação de juventude, força, saúde, vigor e alegria.
Os clubes brasileiros investem cada vez mais no setor de marketing. Valorizam mais a marca que possuem, e com isso recebem valores elevados com patrocínio, explorando a imagem do atleta, e consequentemente aumenta os contratos de transmissão e retransmissão com a mídia.
As ferramentas de comunicação disponibilizadas pelo marketing são as responsáveis pela evolução e crescimento do patrocínio esportivo. Há um interesse maior e melhor compreensão sobre os atributos dessa ferramenta, especialmente no que se refere à sua eficácia e aos processos pelos quais ela é adotada e desenvolvida pelas organizações.
Nas últimas décadas, com a evolução dos meios de comunicação, os principais clubes brasileiros começaram a dar maior atenção na promoção de suas marcas, aumentando a visibilidade dos eventos esportivos. Com isso, despertou o interesse dos investidores a vincularem suas marcas aos eventos esportivos, equipes e atletas, transformando as principais competições em eventos que