O manifesto comunista
SOCIOLOGIA GERAL
AUGUSTO MOZINE
MAGDA gARCIA da silva
Manifesto Comunista
Vila Velha
2012
magda garcia da silva
Manifesto Comunista
Resenha apresentada a Universidade Vila Velha-ES como requisito obrigatório para avaliação na disciplina de Sociologia Geral. Prof. Augusto Mozine
Vila Velha
2012
O MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA
Karl Marx e Friedrich Engels em 1848 redigiram “O Manifesto do partido Comunista”, um artigo que ficou sendo o fundador do Marxismo que se espalhou pelo mundo e é utilizado até hoje, mas inicialmente foi publicado na Europa em um período em que vários países estavam passando por uma severa crise econômica, política e social. A intenção de Marx ao escrever essa obra era de incentivar o proletariado, ou seja, a classe dominada a se revoltar, a não aceitar as condições impostas a eles, faz críticas ao capitalismo e desenvolve a sua ideia de sociedade perfeita.
1. MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA. Os autores iniciam o livro fazendo uma referência ao Comunismo e mostrando que ele já estava sendo reconhecido por todas as potências da Europa e por causa disso já estava em tempo de se mostrarem, começarem a expor suas ideias, lutar pelos seus ideais e deixar de serem apenas uma lenda do espectro do comunismo.
1. Burgueses e Proletários: “A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes.” Para Marx e Engels toda a história da sociedade tem se desenvolvido através da luta das classes, sempre a dominada contra a dominante, uma querendo se manter no poder e a outra querendo mudar o sistema vigente. Ele justifica a sua teoria, relatando todas as classes que já existiram e se extinguiram dando lugar à novas classes, em todo o passado histórico.