O maior legado do ministério jovem
Nos últimos anos a Igreja Adventista tem enfatizado bastante a Comunhão e Missão (e mais recentemente RELACIONAMENTO), contudo, uma breve olhada na história do Ministério Jovem, percebe-se nitidamente que este binômio eclesiástico sempre fez parte do supremo objetivo da juventude adventista, pois, como bem sabemos, se existe uma bandeira que sempre esteve deflagrada, bem alto pelos braços de nossos jovens, é a bandeira que leva a máxima “Salvar do Pecado e Guiar no Serviço”.
Isto nos leva a uma conclusão, que não é nova; que antes mesmo da Comunhão e Missão, nossos jovens já abraçavam estas ênfases com as palavras sinônimas “Salvação e Serviço”.
Em nossa declaração de missão fica evidente que sempre foi o nosso propósito unir missão e comunhão “O propósito do Departamento de Jovens é facilitar e apoiar o ministério da igreja para alcançar, treinar, manter e recuperar sua juventude. O Departamento compartilha a responsabilidade de desenvolver uma estratégia de evangelismo global em consulta com a administração e em cooperação com os outros departamentos da igreja. Deve auxiliar a igreja mundial em compor os objetivos, alvos e planos, provendo treinamento que equipará a igreja como um todo para salvar sua juventude e prepará-la para levar o evangelho a todo mundo. (Parágrafos da Declaração de missão do ministério jovem, adotada pelos diretores de jovens da Associação Geral e Divisões, em Julho de 1993, citado por Malcolm Allen em, O Desafio do Ministério Jovem, PP. 157, 158).
Diferente dos que equivocadamente classificam o ministério jovem como uma área da igreja voltada só para “festas” e eventos, O Ministério Jovem da Divisão Sul Americana tem se esmerado para não se distanciar da nossa vocação e legado. Isto fica claro quando evidenciamos fortes projetos evangelísticos liderados pelos jovens. Posso citar de cabeça alguns projetos que acompanhei nestas últimas três décadas que marcaram a minha juventude e a