O maior espetáculo
1- O que é um espetáculo? Que dá muito na vista, ostentoso, pomposo
2- Por que sentimo-nos atraídos por espetáculos? Talvez pela identificação com os esforços humanos, pela busca da emoção
3-O que faz de um espetáculo um grande espetáculo? A técnica, a arte Cirque Soleil?-Circo do Sol (Canadá, 1984, artistas de rua, 3500 empregados, 40 nacionalidades, 600 milhões por ano, não usam animais Ballet Bolshoy? Os grandes musicais?
A) A crucificação de Jesus foi anotada por Lucas como um espetáculo. Seria uma opinião do escritor sagrado ou uma crítica a uma platéia ávida por shows e por emoções fortes?
B) Se considerarmos como um espetáculo no sentido objetivo da palavra: tudo o que chama a atenção; atrai e prende o olhar a crucificação foi um espetáculo. O próprio Jesus preconizou: “E eu quando for levantado da terra todos atrairei a mim” Há o sentido teológico dessa afirmação, é claro, mas o fato em si precisava ser testemunhado. E como foi testemunhado. Precisava ser registrado. E como foi registrado! Precisava ser contado. E como foi contado.!
C) Como foi testemunhado!!!! E é dessas testemunhas que quero falar. Posso distinguir alguns tipos presentes na platéia desse espetáculo. E posso afirmar que esses tipos continuam a existir depois de tanto tempo passado. Isso porque o protagonista desse espetáculo é Jesus Cristo, o Filho de Deus, O Messias, O Deus encarnado (“E o verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade.” ( João 1 )
D) Vamos considerar esses tipos. Porque esses tipos, mais do que pessoas ou grupos são atitudes que o ser humano ostenta perante Jesus. É preciso destacar isso: Diante de Jesus, ninguém pode ficar neutro. Ou nos posicionamos, ou passamos um atestado de covardia que ao fim pode nos custar muito caro, um futuro eternamente afastado de Deus, o