O lúdico e a escola
Pode – se entender o lúdico como algo que possui o sentido de divertimento, o que torna o ambiente mais descontraído; e as atividades lúdicas podemos interpretá-las como quaisquer ação ou atividade que tenha como objetivo produzir prazer e divertimento no momento de sua execução, ou seja, trazer alegria e contentamento ao praticante. Com isso muitas vezes o lúdico e as atividades lúdicas são resumidas somente ao ato de brincar e associados diretamente as crianças . Contudo o lúdico pode ser encontrado no dia a dia das pessoas , nas mais diferentes idades e situações podendo contribuir para o desenvolvimento e o aprendizado do sujeito .
Irei centrar-me na abordagem do lúdico no ambiente escolar de alfabetização infantil ,tendo em vista que mesmo pode contribuir para o desenvolvimento da criança mas, para isso se é necessário que o professor seja um profissional inovador ,criativo e capaz de se adaptar a uma realidade ainda um tanto precária , levando em conta que não é fácil transformar uma realidade e isso não acontece de uma hora para a outra.
A escola vem se modificado adaptando –se e agora em que encontra- se em um cenário de modernidade, vem lutando para vencer todos os novos desafios que surgem a cada geração. Atualmente constata-se que a instituição escola não vem conseguindo garantir a apropriação de conteúdos,, não preparando o indivíduo nem para o mercado de trabalho e nem para a vida .
O grande desafio da escola está em garantir um padrão de qualidade para todos e, ao mesmo tempo respeitar a diversidade local, étnica, social, cultural e biológica de cada indivíduo. Gadotti (1992: 82) enfatiza que:
A escola não deve apenas transmitir conhecimentos, mas também se preocupar com a formação global dos alunos, numa visão em que o conhecer e o intervir no real se encontrem. Mas, para isso, é preciso saber trabalhar com as diferenças: é preciso reconhecê-las, não camufla-las, aceitando que, para conhecer a mim mesmo, preciso conhecer