O lúdico e a aprendizagem
POLO CASTANHAL
ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
AMÁLIA GIOVANA LAMEIRA BRASIL
LÚDICO E APRENDIZAGEM
.
Trabalho apresentado como requisito de avaliação da Especialização em Psicopedagogia, na disciplina Lúdico e Aprendizagem, orientada pela Profª. Telma Rodrigues.
CASTANHAL-PA
2012
1-FUNÇÕES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS PELOS JOGOS *COOPERAÇÃO
Esta função é de um valor extremo no desenvolvimento psicomotor do educando, quando estimulado poderá levar a um ótimo desempenho dos valores sócio pedagógicos a que devemos ser submetidos. Assim como também na superação de obstáculos para chegaram a um maior desenvolvimento das habilidades.
*COMPETIÇÃO
Deve ser estimulada de forma interessante para que o educando se sinta participativo, não somente com o intuito de ganhar, mas preparado para integrar-se com o grupo ao qual está inserido.
*COORDENAÇÃO MOTORA GLOBAL E FINA
É imprescindível para o desenvolvimento psicomotor, onde o educando se expressa das mais variadas maneiras dentro do contexto do jogo e a qual é estimulada perpassando os limites de cada um e suas possibilidades de movimentos.
*COORDENAÇÃO VISOMOTORA
Consiste ao que o educando vivencia diariamente no cotidiano familiar e escolar, ao que parte do ver para o faze, ou seja, o mesmo visualiza o outro e a si mesmo finalizando na atividade praticada em cada jogo, sabendo o que deve ou pode executar dentro das suas possibilidades.
*DISCRIMINAÇÃO DIREITA/ ESQUERDA
As noções de lateralidade estão diariamente sendo desenvolvidas, pois, na prática do jogo, do lúdico ela se acentua ainda mais. Toda e qualquer movimentação a ser executada dentro desse contexto requer a função da lateralidade a que se dispõe.
2-ATITUDES QUE O EDUCADOR DEVE DESENVOLVER PARA O TRABALHO COM OS JOGOS
*PARTICIPAR DO JOGO É de fundamental importância que o educando veja que o professor realmente saiba o que ele está ensinando. Dessa