O LÚDICO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ALUNOS COM NECESSIDADES VISUAIS
Jmiraelzo_@hotmail.com
Andrea Souza de Albuquerque² andalbuquerque@ig.com.br RESUMO
Este trabalho trata sobre o uso do Lúdico na Educação Matemática aos alunos com necessidades visuais do 6º ano do ensino fundamental. O propósito é valorizar as contribuições dos conhecimentos matemáticos do Lúdico no processo ensino-aprendizagem aos alunos com necessidades educativas visuais. Nesse trabalho apresento os modelos e métodos que podem ser aplicados no desenvolvimento do ensino da geometria. Almejo assim, analisar o Lúdico na Educação Matemática necessária ao ensino-aprendizagem dos conteúdos específicos que tratam da geometria no nível fundamental do 6º ano e contribuir para o trabalho dos docentes que atuam com esses alunos.
Palavras-chave: Lúdico. Geometria. Ensino de Matemática. Necessidades Visuais.
INTRODUÇÃO
Neste artigo apresento os resultados da investigação sobre a importância da utilização dos conhecimentos lúdicos e sua aplicação nas aulas de Educação Matemática aos alunos com necessidades visuais, com relação à geometria e o cotidiano, visando o crescimento e enriquecimento de experiências profissionais no âmbito educacional, objetivando contribuir com os educadores das escolas, na busca por diferentes saberes para educar no Ensino da Matemática na Educação Especial.
O lúdico é uma estratégia insubstituível para ser usada como estímulo na construção do conhecimento humano e na progressão de habilidades operatórias, além disso, é uma importante ferramenta no progresso pessoal de cada indivíduo.
______________________
1. Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará –UFPA. Especialista em Matemática no Ensino Básico pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA. Aluno do curso de Especialização em Educação Especial com ênfase na Inclusão – FIBRA.
2. Orientadora Profª Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará – UEPA,