O lúdico na educação infantil
O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Pré-projeto de pesquisa para o trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Pedagogia das Faculdades de Pinhas como requisito para obtenção do grau de Pedagogia.
PINHAIS
2011.
1. TÍTULO
O Lúdico na Educação Infantil
2. INTRODUÇÃO Construir um saber, apropriar-se de um conhecimento. É no seio deste processo que a criança irá construindo com a possibilidade de transformar o objeto, de acordo com a experiência de cada um. Sem a brincadeira o lúdico, fica tedioso o processo de aprendizagem. É necessário que a construção se faça a partir do jogo, da imaginação, do conhecimento do corpo.
3. PROBLEMA
3.1. – Que metodologias fazer uso na integração de jogos apropriados para diferentes idades?
3.2. – Trabalhando com o lúdico, qual a maneira de levar a realidade para dentro d escola?
4. HIPOTESE Os jogos são instrumentos lúdicos de aprendizagem que de forma agradável e eficaz proporcionam velocidade no processo de mudança de comportamento e aquisição de novos conhecimentos.
5. JUSTIFICATIVA Na Educação Infantil, as crianças compartilham um conjunto de situações regulares em sua forma e freqüência, que envolvem ações estruturantes para o bem-estar das crianças na escola e para a progressiva construção de valores significativos na interação social, como a autonomia e a cooperação. Propor um espaço para brincar e conviver com os outros, a Educação Infantil destaca-se com a interação com os diversos aspectos da cultura como eixo estruturante da aprendizagem nesse segmento escolar.
6. OBJETIVOS
6.1. Objetivo Geral: Compreender o valor dos jogos e atividades lúdicas na educação infantil com subsídios eficaz para a construção do conhecimento realizado pela própria criança. Demonstrar a importância da inserção de jogos lúdicos, como um modelo prático de vivência e consciência, visando uma melhor prática no desenvolvimento da criança.
6.2. Objetivos específicos:
6.2.1.