O líder dos novos tempos
Aluno: Alaídes Ribeiro da Silva
Disciplina: Competências Gerenciais Turma: 152
Introdução
Vivemos em tempos de grandes avanços tecnológicos, sociais, culturais, instabilidades econômicas, alta competitividade de mercado, um mundo de constantes mudanças, mudanças muitas vezes avassaladoras. Diante desse quadro o nível de exigências por parte dos clientes e da sociedade tem aumentado cada vez mais. Nesse cenário o líder deve estar preparado para tomar decisões rápidas e precisas.
Ao novo modelo de liderança não cabe mais administradores gerentes, focados apenas no processo, no produto, nos recursos materiais e financeiros. O novo líder precisa ser parceiro empresarial, sendo: estratégico, administrativo, motivacional e agente de mudanças. O líder tem a importante tarefa de construir o capital intelectual da organização, afinal as pessoas são fundamentais em qualquer organização. Características do líder do futuro
• Boa comunicação – O líder precisa se fazer entendível, expressar-se de forma clara e não deixar que os ruídos deturpem o significado da mensagem, ter a certeza que seu liderado entendeu, é falar a língua de cada um.
• Relacionamento interpessoal – A capacidade de interação é essencial ao bom líder. O líder precisa conhecer bem cada um dos seus liderados, estar no meio deles, trabalhar as suas individualidades, saber as suas necessidades e ganhar a sua confiança.
• Empatia – Saber colocar-se no lugar dos outros.
• Imparcialidade – Tratar a todos iguais, sem distinção, preferências ou preconceito.
• Persuasão – O líder deve convencer os liderados a mudarem de hábitos, conceitos e comportamentos, usando argumentos fortes, baseados na realidade e nos objetivos da organização.
• Dinamismo – O líder é alguém de quem se espera disposição, audácia, entusiasmo. Não pode ser alguém omisso, fraco, envergonhado. Tem que ser dinâmico, assumir a frente e dar voz de comando com força, com energia.
•