O ludico
DANIELLE ANDRADE DE CASTRO
Monografia apresentada à Diretoria de Pós-Graduação do Centro de Ciências Humanas da Universidade Veiga de Almeida como requisito parcial para a conclusão do curso de Especialização de Língua Portuguesa, sob orientação da Professora Regina Maria Pires Abdelnur.
Rio de Janeiro
2005
A Deus, ao Mestre Jesus, Regina Maria, Maria Angélica, Roberto, Marcella, Tatiana, Gisela, Selma, Mônica e a minha família Irene, Elida e Cristiane, exemplos de compreensão e Integridade.
AGRADECIMENTOS
Agradeço aos professores do curso de Língua Portuguesa, Pós-graduação, anos: 2004/1, Norma Culta e Coloquialismo, Ozanir Roberti; 2004/1, Metodologia da Pesquisa e Monografia, Angela Maria; 2004/1, Didática do Ensino Superior, Regina Maria; 2004/1, Teoria Lexical do Português, Rosa Lúcia; 2004/2, Análise do Discurso-Teoria do Texto, Maria Angélica; 2004/2, Sintaxe Aplicada da Língua Portuguesa, Ozanir Roberti; 2005/1, Análise Sintática-Tradição e Descrição, Ozanir Roberti; 2005/1, Evolução do Pensamento Lingüístico, Cristina Varandas; 2005/1, Semântica Referenciação e Pragmática, Maria Angélica.
RESUMO
Entender as transformações pelas quais passa a educação hoje, o papel do professor de Língua Portuguesa, do aluno na etapa de desenvolvimento a que se destina a pesquisa, da escola, é fundamental para que o processo de ensino-aprendizagem possa ser melhorado de forma efetiva. Porém, não se pode esquecer que constitui, sobretudo, um desafio a professores que desejam construir aprendizagens e estratégias educacionais. A ludicidade através dos jogos pode ser um excelente meio incentivador de auxilio a aprendizagens, já que nem sempre se limitam somente àquelas que prevê o livro didático. No jogo, o indivíduo aprende a aceitar regras, esperar sua vez, aceitar o resultado, lidar com