O ludico
(Santos, 1997, p.11)
1 INTRODUÇÃO
Esta monografia discute o espaço e as relações do lúdico como facilitador da aprendizagem na sala de aula. Como é que os professores percebem o lúdico e quais suas concepções; como o lúdico é utilizado no plano de trabalho e na prática de sala de aula; a contribuição do lúdico para o rendimento do aluno na aprendizagem; a necessidade de mudanças no contexto educacional, onde o professor torna-se um dos principais, senão o mais importante protagonista dessa mudança. Portanto, sua formação e sua prática têm sido motivos de estudos.
Relata ainda a relação existente entre as atividades lúdicas e o ensino – aprendizagem da criança desenvolvida na sala de aula de educação infantil, onde exercida na aprendizagem, favorece o desenvolvimento da leitura e da escrita despertando, ao mesmo tempo, motivando o desenvolvimento de habilidades motoras e de percepção, imaginação e criatividade da criança.
A referida monografia, trata também das idéias de diferentes teóricos a respeito de jogos e brincadeiras, destacando as fundamentações de Wajskop, Vigotsky, Froebel e demais autores, ressaltando a importância e o sucesso das atividades lúdicas desenvolvidas corretamente com as crianças objetivando uma aprendizagem dinâmica e prazerosa.
A escola, como um espaço de encontros deve repensar a sua rotina, propiciando um planejamento que contemple as múltiplas linguagens