O lucro está no pós-venda
Cada vez mais o serviço pós-venda é reconhecido como parte integrante da cadeia de valor. Ele cria valor econômico, pois representa a melhor oportunidade de maior margem de lucro. É um ótimo mecanismo para reunir informações sobre os clientes e acompanhar o desempenho dos produtos. Se devidamente usado, serve de base para as empresas construírem fortes e duradouros relacionamentos com os clientes mais desejados – os lucrativos.
Atualmente, as empresas encaram o serviço pós-venda do ponto de vista estratégico e lhe conferem a atenção e o nível de investimento necessários. É importante que as empresas foquem no pós-venda, pois conseguirão aumentar a lealdade dos clientes e retê-los em longo prazo, visto que é muito mais dispendioso conquistar um novo cliente.
O planejamento de cada empresa depende de circunstâncias únicas e específicas, mas as seguintes ações são sempre cruciais: - Segmentar o mercado de acordo com as qualidades que são importantes para atuais e potenciais consumidores; - Comparar sua oferta e sua capacidade de serviços com as de seus concorrentes; - Entender o poder e as limitações dos vários canais disponíveis para o marketing; - Desenvolver um sistema de precificação de serviços que leve em conta tanto as estratégias baseadas em produtos como a economia do ciclo de vida.
O diferencial competitivo de qualquer estratégia está na capacidade de execução. Empresas líderes em excelência de serviços seguem as seguintes ações-chave: - Gerenciam os contatos com os clientes para aumentar a eficácia e a eficiência; - Estruturam a organização para esta ser mais voltada para o cliente; - Gerenciam a força de trabalho para atender à demanda de modo confiável e eficaz; - Constroem a competência de seu pessoa; - Gerenciam o desempenho para equilibrar custos, qualidade e