o lixo
A poluição do solo ocorre pela contaminação através de substâncias capazes de provocar alterações significativas em sua estrutura natural.
Causas e consequências
Substâncias como lixo, esgoto, agrotóxicos e outros tipos de poluentes produzidos pela ação do homem, provocam sérios efeitos no meio ambiente.O lixo depositado em aterros é responsável pela liberação uma substância poluente que mesmo estando sob o solo, em buracos “preparados” pra este fim, vaza promovendo a contaminação do solo. Outro problema grave que ocorre nestes aterros é a mistura do lixo tóxico com o lixo comum. Isto ocorre pelo fato de não haver um processo de separação destes materiais. Como conseqüência disso, o solo passa a receber produtos perigosos e com grande potencial de contaminação misturado com o lixo comum.
O lixo pode ser classificado como:
Domiciliar: Resultante das atividades Residenciais
Comercial: Resultante das atividades Comerciais
Hospitalar: Resultante das atividades médicas e veterinárias
Industrial: Resultante das atividades Industriais
Público: Resultante da varrição dos espaços públicos
Especial: Resíduos volumosos, tóxicos e da construção civil
O lixo, de acordo com a sua composição química, pode ser classificado em Orgânico e Inorgânico.
Metais pesados tóxicos
Os metais mercúrio (Hg), chumbo, (Pb), cádmio(Cd) e arsênio (As) são aqueles que apresentam maiores riscos ambientais em razão de seu uso intenso, toxicidade e ampla distribuição. Os metais diferenciam-se dos compostos orgânicos tóxicos, por serem absolutamente não degradáveis, de maneira que podem acumular-se nos componentes do ambiente onde manifestam sua toxicidade. Os locais de fixação dos metais são o solo e sedimentos.
Os autores Verônica Ferreira Lima e Fábio Merçon abordam de forma mais ampla os impactos desses materiais pesados explicando que os metais desempenham funções importantes no metabolismo dos seres vivos. No entanto, enquanto alguns metais são necessários em