O lixo e a preservação da natureza
Introdução
A natureza compreende-se por tudo que encontramos a nossa volta. Os ecossistemas, fauna, flora e tudo o que existe neste grande sistema que é a natureza. Portanto, nossa qualidade de vida é directamente ligada à qualidade do meio ambiente em questão.
Com isso, devemos nos consciencializar e buscar maneiras de melhorar a nossa qualidade de vida de acordo com o meio ambiente que podemos encontrar a nossa volta, tratando e preservando a natureza. A relação principal existente entre a natureza e a qualidade de vida são os factores existentes no meio ambiente que proporcionam mais qualidade, saúde e duração na vida dos seres humanos.
Um dos grandes problemas na preservação da natureza é questão do lixo, que é um grande problema que afecta a qualidade do meio ambiente como a qualidade de vida do ser humano.
Desenvolvimento
O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Seu volume é excessivo e vem aumentando progressivamente, principalmente nos grandes centros urbanos. Além disso, os locais para disposição de todo esse material estão se esgotando rapidamente, exigindo iniciativas urgentes para a redução da quantidade enviada para os aterros sanitários, aterros clandestinos.
O lixo, como os demais problemas ambientais, tornou-se uma questão que excede à capacidade dos órgãos governamentais e necessita da participação da sociedade para sua solução.
O lixo pode ser definido como: Resíduos sólidos constituem aquilo que genericamente se chama lixo: materiais sólidos considerados sem utilidade, supérfluos ou perigosos, gerados pela actividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados.
A falta de tratamento adequado do lixo é um dos grandes problemas da humanidade, pois ele contamina nosso meio ambiente possibilitando a