O Lixo E Seu Destino
Lixão
Um método barato para se livrar do lixo é jogá-lo em um grande terreno. Tal local é denominado lixão, lixeira ou vazadouro, Os restos de comida presentes no lixo permitem que seres vivos se desenvolvam nos lixões. Alguns deles merecem nossa atenção: microrganismos, ratos, baratas e moscas.
Os ratos, as baratas e as moscas podem transportar nos seus corpos os microrganismos patogênicos (causadores de doenças). Assim, esses animais atuam como transmissores de doenças para as pessoas que moram nas proximidades do lixão .Os restos de comida presentes no lixo sofrem decomposição sob a ação de enzimas liberadas pelos microrganismos. Isso produz mau cheiro nas vizinhanças do lixão. Além disso, quando chove, a água se mistura com os resíduos produzidos pela decomposição desses restos de comida. O líquido resultante dessa mistura é chamado de chorume. Ele se infiltra na terra, podendo contaminar o lençol de água. Pessoas nas vizinhanças que utilizem água de poço obterão água contaminada.
Aterro sanitário
Para tentar evitar os riscos relacionados aos lixões, foram criados os aterros sanitários. Neles, o lixo que é despejado diariamente é compactado e depois coberto com uma camada de terra, que evita o mau cheiro e reduz a presença de ratos, baratas e moscas.
Para impedir que o chorume chegue ao lençol de água, a parte de baixo dos aterros mais modernos é revestida com plástico. Há tubos que retiram o chorume que se acumula na parte de baixo do aterro e o encaminham a tanques de tratamento.
A decomposição microbiana dos restos de comida produz gás metano, podendo causar explosões graças à sua inflamabilidade. Por isso, existe uma tubulação no meio do lixo que permite que o gás escape e seja queimado, deixando de oferecer perigo.
Embora os aterros sanitários sejam melhores que os lixões, muitas cidades brasileiras ainda não os possuem. Por causa de suas características especiais, são mais caros que os lixões.
Há localidades em que o lixo é