O livro
Como era um habito da menina, sempre ao chegar da escola passava na caixa de correspondência e pegava as que ali estavam, embora nunca tivesse correspondência endereçada à garota nesse dia havia, porém, não havia remetente, nem selo, nem nada. Apenas uma coisa estava escrita: Quem és tu? Em um espaço pequeno de tempo chegou-lhe outra carta do mesmo modo que a anterior e com outra pergunta: De onde vem o mundo? A pequena não sabia responder tais perguntas, eram complexas demais, era algo que ninguém poderia responder com exatidão.
Depois de certo tempo chegou outra correspondência, nessa o pai de uma garota chamada Hilde que iria fazer quinze anos no mesmo mês que Sofia, desejava-lhe feliz aniversario e se desculpava por ter enviado o postal por meio de Sofia. No mesmo dia chegou outra carta, dentro do envelope havia 3 folhas e em uma delas perguntava: O que é filosofia? Com uma longa explicação e uma série de questionamentos, com tais explicações Sofia começou a entender sobre tudo que ocorreria na terra estava ligado ao que ocorria no mundo dos deuses, com a “concepção mítica do mundo” que fala dos diversos tipos de religião já tinham respondido as perguntas do homem antes de surgir a filosofia.
Após falar sobre os deuses, o professor começa a falar sobre os filósofos da natureza, os quais são chamados assim devido a seu interesse pela natureza e pelos processos naturais. Fala- se