O Livro Da Escrita Ruth Rocha
Neste trabalho a escritora brasileira Ruth Rocha juntamente com o designer gráfico Otávio Roth apresentam um interessante resumo da história da escrita. Esclarecendo de forma simples e objetiva para a compreensão do leitor, neste caso com o foco principal no público infantil. O livro já chama a atenção pela capa, em que de uma forma humorada apresenta uma ave com cores vibrantes, despertando a curiosidade do leitor. O melhor, é que as cores e ilustrações acompanham toda a obra tornando-se uma leitura ainda mais agradável.
Especialista em livros infantis, Ruth Rocha transforma o complexo em simples, construindo um livro que aborda de maneira sintetizada um assunto extremamente detalhista que é a história da escrita. Apresentando informações dos princípios da humanidade, usando vários exemplos, sempre esclarecendo as possíveis dúvidas no decorrer dos pequenos trechos.
Incialmente explica o porquê das pinturas nas cavernas, quando uma figura tinha apenas um significado e quando essa figura permitia contar uma pequena história, para posteriormente defini-las com seus nomes complicados: Escrita pictográfica e escrita ideológica, fixando a informação sem nos espantarmos com a complexidade das palavras.
Com a evolução dos desenhos os povos foram evoluindo e criando símbolos que foram simplificando até tornarem-se uma escrita codificada: a escrita cuneiforme dos Babilônios. Depois com os Egípcios surgiram os hieróglifos, que evoluiu para a hierática e após para a demótica.
Não somente a escrita foi evoluindo como também a maneira como ela era escrita e os materiais onde era registrada, no caso dos Egípcios, por exemplo, a evolução ocorreu da pedra para o papiro permitindo uma escrita mais rápida.
Os fenícios também tiveram papel fundamental na escrita, criando a escrita fonética e espalhando o alfabeto pelo mundo, em seguida os gregos adaptaram esse alfabeto, modificaram esteticamente e introduziram as vogais. Com os Romanos também