O lider politio kwane e nkuma
1615 palavras
7 páginas
O líder político Kwanee Nkuma era africano, mas, no entanto estava estudando em uma universidade Americana. Ao término da segunda guerra Bretton Woords, fez com que os britânicos entrassem em uma abertura feita pelos nacionalistas.No ano de 1947, criou a United Gold Coast Convention, porém ela foi criada com o intuito de que a independência denewealth, fosse somente depois de seis anos. Em 1957 a Colônia da Costa do Ouro ganha o nome de dominion, porém, mais tarde no ano 1960, torna se república. Assim o estado recebe o nome de Gama que representava o retorno às raízes.
Nigéria estava evoluindo de maneira igual, mas com uma controvérsia, sendo que a religião era dividida ao norte, mulçumanas e ao sul, animista e cristão. Contudo os idiomas explanados eram diferentes. Em 1960 a Nigéria se torna independente, sendo que a parte era chefiada por homens que falava de nacionalismo regional, a partir disto, os povos não se sentiam verdadeiros nigerianos.
Com os conflitos advindos que estavam acontecendo na Nigéria estes, em outras vezes até muito sangrentos. Serra Leoa fica de fora, uma vez que esta guerra por se tratar de uma sociedade crioula (escravos libertos), foi liberta pela marinha britânica no Atlântico, porém diante da proibição do comércio escravo por Londres, ficando em como sui geniris.
Antes mesmo da independência houve uma promulgação em 1951 para suprir a divisão entre colônia e protetorado, e apartir deste momento começou a consagrar o principio do sufrágio universal.
Gambia tem uma evolução parecida, sendo que os grupos que éram administrados por Banjul, que estava localizado na foz do rio Gâmbia, era representado por uma etnia uolof.
No ano de 1961, Serra Leoa se torna independente, porém o mundo crioulo era colônia, e no interior era tribal. Freetown era a capital de Serra de Leo.
Os países que tinha na África britânica era Gana, Serra Leoa e Gambia.
A INDEPENDENCIA DA AFRICA FRANCESA
O processo de independência começou na África