O lider nelson mandela
Advogado e líder político sul-africano nascido em Transkei, África do Sul, considerado um guerreiro em luta pela liberdade. Lutou contra o sistema Apartheid, onde os negros eram obrigados a viver separados dos brancos.
Recebeu o Prêmio Nobel da Paz (1993) pelo seu esforço conjunto para acabar de forma pacífica com o Apartheid, dividido com Frederik Willem de Klerk.
Ainda como estudante de Direito, Mandela iniciou sua luta contra o regime do Apartheid, que negava aos negros direitos políticos, sociais e econômicos, mesmo estes sendo maioria na população. Defendia a luta pacífica contra o regime, porém em 21 de março de 1960 dia conhecido como “O massacre de Sharpeville” policiais sul-africanos abrirem fogo contra manifestantes negros desarmados, matando 69 pessoas, com isso Mandela passou a defender a resistência armada e coordenou uma campanha de sabotagem contra alvos militares e do governo.
Tornou-se comandante do braço armado do CNA conhecido como “Lança da Nação” em 1961. Buscou ajuda financeira internacional para financiar a luta contra o Apartheid.
Em 1962 Mandela foi preso, por incentivar greves e por viagens ao exterior sem autorização, foi condenado a cinco anos de cadeia. Em 1964 foi julgado novamente, dessa vez sendo condenado à prisão perpétua por planejar ações armadas.
Mesmo na cadeia Mandela conseguiu enviar cartas para organizar e incentivar a luta pelo fim do Apartheid. Recusou um acordo condicional proposto pelo governo em troca de sua liberdade permanente, onde o movimento negro teria que ceder. Mandela permaneceu preso até fevereiro 1990, quando devido à campanha do CNA e por enorme pressão internacional o então recém-eleito presidente Frederik Willem de Klerk solicitou que ele fosse libertado. Desde então os dois vieram negociando a anulação das leis que privilegiavam a minoria branca. Nesses 26 anos que permaneceu preso, Mandela tornou-se símbolo da luta antiapartheid na África do Sul.
Em 1990 Mandela