O Legado Cultural Grego
A herança cultural deixada pelos gregos fora riquíssima e influenciara toda a civilização ocidental. Suas concepções de beleza, retratadas nas obras de pinturas, escultura e arquitetura, são tidas como clássicas, por seu equilíbrio e harmonia. Igualmente suas produções filosóficas, científicas e teatrais foram fecundas e delinearam o pensamento universal até a Idade Moderna.
Em se tratando de História, os gregos foram os primeiros a tratar a História com espírito científico, separando as lendas ou mitos dos fatos concretos, reais.
No que concerne à filosofia, os gregos, buscando respostas as questões mais diversas, com espírito crítico destruíram crenças, mitos e construíram teorias. Suas linhas de pensamento influenciaram correntes filosóficas dos séculos seguintes.
No que diz respeito às ciências, berço de grandes pensadores, a Grécia gerou também cientistas teóricos, especialmente nas áreas de matemática, da medicina e das ciências naturais. Assim, Tales de Mileto e Pitágoras deixaram como herança grandes trabalhos de cálculos matemáticos e leis geométricas.
Outro grande legado da civilização grega, diz respeito ao teatro. O teatro grego, basicamente dividido em tragédia (dramaturgia) e comédia, era acessível a toda a população, sendo, pois, de grande importância para a educação dos jovens. Sua estrutura dramática, seus temas profundos, abordando a natureza humana, são tidos até hoje como o ponto alto da arte teatral.
Nas artes, os gregos alcançaram notável desempenho, especialmente na arquitetura e na escultura. Desenvolveram, ainda, a pintura, a música e a cerâmica. As artes gregas, em geral, caracterizavam-se pelo humanismo através da glorificação do ser humano; do nacionalismo, que simbolizava o orgulho do povo pela sua cidade; da simplicidade, do equilíbrio, da harmonia e da ordem.