O Lado Cl Ssico Da Administra O
Profª. Rosana Castejon
Agora que você já compreendeu que o estudo das organizações tem seus fundamentos muito antes da existência de seus bisavôs, chegou o momento de conhecer a elaboração das funções administrativas ordenadas em uma época próxima ao estudo de Taylor. Mais uma vez você compreenderá que a história da gestão se fez com o desejo de criar técnicas ideais para melhorar o desempenho dos processos. Tudo isso através de uma metodologia do trabalho desempenhado por pessoas que aprenderam suas rotinas, tentando acertar dia após dia.
A partir de agora, usaremos um exemplo de nosso dia-a-dia, com uma linguagem bem informal, com o objetivo de que você aprenda, de forma agradável e mesmo divertida, conceitos que podem ser aplicados desde as pequenas empresas até em multinacionais.
Lembra-se daquele exemplo das tavernas, citado no texto do roteiro de estudos 1 - Os fundamentos da Administração e a Teoria da Administração Científica - aquelas que nos dias de hoje podemos chamá-los de “barzinhos”? Para que você tenha um momento de lazer e descontração junto aos seus amigos, torna-se necessário que alguém gerencie esse
“boteco” para que você pague, ao final, a conta de uma forma satisfatória e que volte sempre com outros amigos. Imagine um ambiente agradável com mesas e cadeiras, um balcão estilo americano, garçons para lhe atender, talvez uma dupla sertaneja ou uma roda de samba para atrair os clientes e, principalmente, aquela cerveja gelada ou aquele suco da polpa da fruta.
Estaremos estudando, a partir desse momento, a divisão do trabalho na percepção de um engenheiro de minas, Henry Fayol, que acreditou que as organizações só conseguiriam ser eficientes através da divisão adequada das áreas funcionais, ou gerenciais, de uma empresa. Veja como é simples: se comprarmos esse barzinho e desejarmos seu sucesso no mercado, alguém ficará responsável por não deixar faltar bebida, outra pessoa manterá o processo produtivo do bar