O jornalista como articulador dos espaços
O jornalismo abre espaços para o entretenimento, sendo ele um amplo articulador. A sociedade vive num mundo muito tecnológico, noticias que chegam rapidamente em suas casas, é só da um clique e pode ter acesso ao que você quer em instantes. E o jornalismo contribui muito a isso, pois é o mesmo que produz essas noticias os espaços em que o jornalismo atua serve de base para suas aplicações.
O jornalismo em si não se torna apenas um produtor de noticias, mas sim o que faz as mesmas girarem para todos os espaços destinados.
“A imprensa na sociedade”
Com o dever de informar, a imprensa possui um papel indispensável na construção da sociedade em suas relações interpessoais. Trabalha em conjunto com a justiça e os direitos de cada cidadão.
A imprensa, de um modo geral, tem o papel de informar todos os fatos relevantes para um grupo ou para o povo, sem acobertar ou omitir alguma coisa. Ela deve fazer justamente o contrário, trazer à tona tudo que há de errado e o que deixa omitido em qualquer nível para as pessoas. Sem a divulgação dessas informações, a injustiça e a impunidade ocorreria com mais frequência e facilidade. Os direitos que a humanidade tem só são compridos se houver uma fiscalização rígida e não manipulável. O que só a imprensa pode proporcionar.
Em contra partida os meios de comunicação, em suas particularidades apresentam suas ideias, princípios e interesses. Em consequência disso, algumas matérias e/ou fatos ficam omissos ou não tem a importância devida. Mas de modo geral, a imprensa apresenta uma função essencial para a sociedade.
UNIP
O JORNALISTA COMO ARTICULADOR DOS ESPAÇOS
AMANDA MOURA
ISIS OLIVEIRA
SABRINA MENESES
TAIS PEREIRA
TIAGO
SÃO PAULO