O Jogo Na Educa o Matematica
Capítulo 1
O Jogo Na Educação Matemática: Aspectos Teóricos e Metodológicos
3 – Cooperação no jogo de regras
Cooperar nos jogos em grupos, significa operar juntos ou então negociar, estabelecendo acordo adequado para todos os jogadores envolvidos, com isso a pessoa será capaz de ver uma situação a partir do ponto de vista do adversário. Macedo (1997), ao analisar o jogo de regras ele ressalta o valor grupal, onde a interação social entre colegas é indispensável para o desenvolvimento social, moral e intelectual do mesmo. É através da cooperação que se corrige a atitude de respeito unilateral, onde se exerce um papel libertador de domínio moral e construtivo da inteligência. Piaget diz que a cooperação entre as crianças é importantíssimo para o seu progresso do conhecimento de ações, favorecendo com isso a discussão entre os pares, propiciando com isso um intercâmbio de pontos de vista, incentivando a formação do senso crítico do pensamento objetivo. Os jogos grupais possibilitam aos jogadores trabalharem com regularidade, respeito, limite e disciplina, mediante as regras. Vale ressaltar que todos esses aspectos mencionados são importantes para a vida em uma sociedade.
Piaget (1998) fala da importância da cooperação como condição do pensamento da criança, pois na medida em que ela é capaz de renunciar seus desejos e interesses em função da realidade, e passa a colocar no ponto de vista dos outros, com isso a inteligência passa a adotar atitudes próprias em formas simples.
O desenvolvimento da criatividade é resultado da ação do indivíduo no jogo, pois é ele o criador que elabora estratégias, regras e cumpre-as. É ele que se inclui no mundo de fantasia, irreal, criado por ele.
Não se nega a importância dos jogos no desenvolvimento da criatividade, pois representam a própria criação humana, que satisfaz suas necessidades de conhecimento da realidade, pelo prazer realizado nas atividades lúdicas. O jogo propicia o desenvolvimento de resolução de