O jeito google de trabalhar
Muitas vezes os investimentos em gestão ambiental são direcionados por fatores de competitividade, pois o mercado está, a cada dia, mais aberto e concorrido, fazendo com que as empresas tenham que se preocupar com o controle dos impactos ambientais. Mas não se pode afirmar que todos os setores empresariais já se encontram conscientizados. A empresa que não buscar adequar suas atividades ao desenvolvimento sustentável está fadada a perder competitividade.
Existem fatores diversos que determinam a realização de investimento em gestão ambiental por parte de empresas, dependendo de qual for. Assim, o empresário e o investidor, que antes viam a gestão ambiental como mais um fator de aumento de custos do processo produtivo se depara com vantagens competitivas e oportunidades econômicas de uma gestão responsável dos recursos naturais.
A Gestão Ambiental inclui um conjunto de medidas que visam ter controle sobre o impacto ambiental de uma atividade, tais como: formular estratégias de administração do meio ambiente, assegurar que a empresa esteja em conformidade com as leis ambientais, implementar programa de prevenção à poluição, gerir instrumentos de correção de danos ao meio ambiente, adequar os produtos às especificações ecológicas, além de monitorar o programa ambiental da empresa.
Além dos empresários, o meio ambiente ganhou recentemente um novo aliado: os consumidores. É crescente o número de pessoas em que as expectativas não se abrangem à procura de um determinado nível de qualidade ao menor custo. Eles estão cada vez mais informados e predispostos a comprar e usar produtos que respeitem