o inventário de beck para depressão (BDI)
Seus itens foram retirados de observações clinicas de pacientes deprimidos em psicoterapia e foram selecionados os sintomas que se parecem com os de depressão, que encontravam semelhança com critérios diagnósticos do DSM III e literatura sobre depressão.
Instrumento com alta confiabilidade (0.86)
O BDI diferencia indivíduos normais de deprimidos ou ansiosos
Instrumento composto por 21 categorias de sintomas e atitudes, que descrevem sintomas comportamentais cognitivas afetivas e somáticas da depressão: humor, pessimismo, sentimentos de fracasso, insatisfação, sentimentos de culpa, sentimentos de punição, auto depreciação, auto-acusação, desejo de auto punição, crises de choro, irritabilidade, isolamento social, indecisão, inibição no trabalho, distúrbios de sono, fatigabilidade, perda de apetite, perda de peso, preocupação somática e perda de libido.
Avaliaçao de resultados: 0 a 3 é determinado para cada resposta e o resultado final é comparado a uma chave para determinar a severidade do quadro depressivo. : 0-9 indicam que o indivíduo não está deprimido, 10-18 indicam depressão leve a moderada, 19-29 indicam depressão moderada a severa e 30-63 indicam depressão severa. Valores maiores indicam maior severidade dos sintomas depressivos.
Faixa etária:17 a 80 anos de idade.
Finalidade: para garantir medida quantitativa da intensidade do quadro depressivo. Como foi desenhada para refletir o grau de depressão, ela pode ser utilizada para monitorizar mudanças e prover medidas objetivas para julgar melhora ou efetividade de métodos de tratamento.
PORÉM.. os resultados podem ser facilmente exagerados ou minimizados pelo indivíduo que as completa. Se a um paciente é solicitado que complete a escala em frente de outras pessoas em um ambiente clínico, por exemplo, expectativas sociais podem suscitar uma resposta diferente quando