o inicio do modernismo em chicago
Lílian de Moraes Machado2
Márcio Henrique Smith Fonseca3
Introdução. 1 Chicago antes do incêndio 2 O grande incêndio 3 Das ruina a glória. 4 A escola de Chicago. Conclusão. Referencial bibliográfico.
RESUMO
Neste artigo será exposto em geral o que aconteceu com a cidade de Chicago antes, durante e depois 1871. Sendo este o ano em que aconteceu um incêndio devastador, destruindo boa parte da cidade. Com isso tiveram que reconstrui-la, desencadeando a chegada de vários arquitetos que queriam aplicar o modernismo usando os novos materiais disponíveis para construção civil, esse novo estilo ficou conhecido como Escola de Chicago. Um desses novos materiais foi o ferro, utilizado nas estruturas do edifício, tornando possível a construção em altura o que ocasionou o inicio dos arranha-céus.
Palavras-chave: Cidade de Chicago; Reconstrução; Modernismo; Escola de Chicago; Arranha-céus.
Introdução
O tema a ser abordado nesse trabalho se refere a história de Chicago, que era uma cidade em ascensão, mas sofreu com um devastador incêndio que assolou a cidade em 1871, transformando principalmente o centro em cinzas, deixando vários moradores mortos ou desabrigados. Os arquitetos aproveitaram a oportunidade para criar um dos grandes centros mundiais de edifícios inovadores para chegar, literalmente, aos céus.
Este estilo foi chamado de escola de Chicago ou estilo comercial, que representa um estilo de construção que passa a utilizar o ferro na estrutura ao invés da madeira, sendo produzido em série. Por um lado criou uma fachada constante, isto é, sem muitas variações, mais ou menos tal como conhecemos hoje: janelas iguais, aspecto de bloco no edifício. Por outro lado possibilitou um erguimento mais rápido e prático. Além disso, abriu a possibilidade de uma nova divisão do peso da construção, aumentando o gabarito.
Os principais representantes desse estilo foram William Lebaron Jenney, Louis Sullivan, Frank Lloyd Wright, Ludwig