O inicio da mecânica quântica
O estudo da radiação térmica levou Robert Kirchhoff, um físico alemão, a propor duas leis, que contribuiu ricamente para o estudo do tema. São elas:
• Relação entre a temperatura do corpo e a radiação emitida.
• Introdução ao conceito de radiação do corpo negro
Na primeira lei, Kirchhof propõe que a radiação emitida do corpo é causada pelo estado de agitação das partículas, moléculas ou átomos do corpo, que em razão dessa agitação térmica produzem radiação eletromagnética.
Já na segunda lei, introduz o corpo negro, responsável por torná-lo um objeto emissor de radiação térmica, de fácil realização prática, que se tornou indispensável para a física.
Mas a mecânica quântica nasceu, de fato, a partir do momento em que o físico Max Plack, de forma desesperada, inverteu o processo de análise da radiação do corpo negro. Isso aconteceu porque a radiação emitida por um corpo negro gerava uma radiação muito intensa, gerando então gráficos para diferentes temperaturas.
Planck queria, de forma matemática, mostrar como era possível chegar a tais gráficos, mas partindo das funções conhecidas na física clássica era impossível chegar aos gráficos, então teve a ideia de partir dos gráficos para então chegar à função matemática correta, e quando encontrou se fundamentou nas teorias da termodinâmica, de Boltzmann, para então justificá-la.
Planck conseguiu transformar uma equação puramente matemática numa função com significado físico, e em razão disso nasceu a constante de Plack, representada pela letra h.
A teoria de Planck foi postulada afim de mostrar que na natureza só existe energia em valores discretos em quanta de ação, dando à natureza um resultado de caráter