o inicio da alfabetização
Estar alfabetizado é: reconhecer e interpretar, ler e escrever de maneira quase infantil, ou de uma maneira mais técnica, é analisar os sinais gráficos e transformá-los em sons e ao contrário também. Estar alfabetizado é quase infantil porque aprender a se comunicar através da escrita e leitura é sinal de amadurecimento da criança para o universo adulto; por isso é demorado e complexo.
O primeiro contato onde as letras são apresentadas ao aluno, e por meio de treino essas letras serão mais facilmente reconhecidas e familiares.
Num segundo momento o aprendiz começa a compor com as letras, formando sílabas e brincando com seus sons a fim de interagir com a língua. Podemos ainda acrescentar a esse pensamento a idéia de que o aprendiz passa a ampliar seu olhar para os fatos e eventos sociais e amplia consequentemente suas vivências e repertórios de escrita.
Por fim o aprimoramento é pouco a pouco aprendido, de acordo com a maneira culta, ampliam-se as possibilidades de relações e os conteúdos estão a mil para se organizarem pela escrita.
Confeccionamos 5 propostas que se comunicam, ou seja, a produção das atividades pode ser