O indivíduo e a sociedade
• Família: Além de ser o principal agente da socialização, é um agente básico, os estilos nos relacionamentos familiares dependem de funções como, por exemplo: classe social, grupos culturais diversos entre outros. O mais importante nesse agente da família é que por ser básico o individuo é um influenciador durante parte de sua vida. Os pais passam para o filho as normas da vida com base no universo em que convivem através de transmissão cultural.
• Escola: Tem a oportunidade de mostrar para a criança como é viver com outras pessoas sem estar ligada a sua família, assim ele tem noções de como é viver em grupo com outras pessoas. Este é um importante momento do processo de socialização. Esta fase é fundamental para que interajam com membros de outras culturas que ajudarão a consolidar a sua personalidade, sendo individual ou social.
O Individuo e a Sociedade Cada processo de socialização é muito importante para a criança, pois assim que ela nasce ela só tem potencialidade de tornar-se humana, ou seja, o agente mais importante é a família, pois é a família que da a base cultural para que a criança ao crescer comece a interagir. Logo, vem um agente perfeito para que a criança entenda como é viver com outras pessoas, a escola é um meio ótimo para isso, mostrar para a criança que ela está se socializando. Os grupos de status servem para aumentar a sua socialização ao longo da sua idade. Os meios de comunicação de massa, ou seja, no meu modo de ver o facebook, onde você conversa com amigos que não moram na mesma cidade e socializa com outras pessoas. Já nos grupos de referencia são utilizados como modelo ou comportamentos e atitudes, assim quando crescermos podemos ter papeis positivos e negativos, sigo um exemplo, do meu esposo, nós nos casamos quando eu tinha 16 anos e ele 21, apesar de no começo não termos construído nada, ele sempre foi ambicioso e isso para mim foi um incentivo, pois ele me mostrava o valor do